Arcanos Maiores

Arcanos Maiores
Tarot de Marselha

sábado, 28 de agosto de 2010

Arcanos Maiores



Orientação das Figuras e Simbolismos Conforme a Tradição do Tarot de Marselha.


A orientação das figuras indica a natureza da ação. Conforme o personagem seja visto de perfil esquerdo, de frente ou de perfil direito, interpreta meditação, ação reflexiva, ação direta ou evolução. Para o exame da posição de cada figura, a situação fica determinada em relação ao observador; por exemplo, a cabeça do Mago considera-se como voltada para a esquerda, quando na realidade o desenho, está olhando para a direita do observador. 


Se o personagem está de pé , há uma indicação de trabalho latente e atua de modo ativo: atividade, mando, energia. Se está sentado, sua ação se exercita de modo passivo: inércia, resistência, ou elaboração interna.

Neste tipo de interpretação, a posição da cabeça representa papel importante de significado, porque indica a tendência ou a vontade; se, por exemplo, o corpo está de frente e em pé, mas a cabeça voltada a esquerda, como no Mago, existe reflexão antes de proceder a ação que se prepara para ser empreendida.

A cabeça no Tarot expressa a vontade, o mando.

A cabeça descoberta corresponde a figuras que não expressam a vontade no plano físico, pois o tipo de cobertura expressa a ordem de idéias simbolizada; por exemplo, uma coroa representa uma radiação maior, com origem em planos mais sutis. A vontade é mais impessoal nas outras coberturas que representam as coisas engendradas pela iniciativa pessoal.

Os cabelos expressam emissões fluídicas. Se são incolores, não há uma grande força de vontade, mas se estão coloridos, há uma manifestação maior do mental. Dourados os cabelos representam uma realização mais formal, mais concreta, mais tangível; de cor azul, as energias estão encerradas no espiritual e tendem a diminuir.

Os cabelos soltos indicam uma grande força de vontade. Os cabelos presos não tem um sentido particular; as manifestações voluntárias estão mais contidas; por exemplo, a figura “A Justiça”, que representa um atributo mental potencialmente ativo.

A barba indica a vontade, um resumo voluntário e mais particularizado.

O pescoço serve de conexão entre o mental (cabeça) e o anímico (peito); descoberto indica uma comunicação simples entre ambos os planos; coberto, reforça, segundo sua cor, a diferença entre a intensidade anímica e a intensidade mental. Deve estar protegido na base para evitar o esvanecer da essência, e a falta de apoios. Completamente descoberto significa liberdade e independência.

O busto representa o anímico, com sua parte espiritual no peito e sua parte material localizada no ventre; botões, e adornos são enriquecimentos anímicos, particularidades; se a vestimenta possui duas cores, o anímico tem um duplo sentido.

A cintura é uma representação da razão no anímico (busto): o ser não se abandona e impõe um raciocínio a suas tendências.

Os braços determinam as ações inteligentes, racionais; são intérpretes do mental e do anímico (a cor indica se o mental ultrapassa o anímico).

O braço esquerdo é a transmissão da mensagem anímica, altruísta e afetiva, o psiquismo lhe dirige.

O braço direito transmite as decisões, as vontades, as esperanças, o empreender a ação.



O braço caído significa uma ação que produziu seus frutos, ou um impedimento para agir: o braço caído do Mago marca sua indecisão e sua humildade.



O braço levantado indica a conexão com o elevado, a captação das energias divinas.

O braço na cintura; no meio do corpo, representa a circulação entre o anímico e o físico, O personagem está como para desligar-se ou deixar-se levar, ou como para decidir algo.

As pernas indicam a realização mediante a ação. Se o personagem está parado, a ação cessa; cruzadas as pernas representam a espera, o “status quo”. Se um pé está no ar, como figura com “O Imperador”, isto é indicação de uma partida, e de uma tomada de decisão. 

I – O MAGO. ( O PRESTIDIGITADOR )

LE BATELEUR (F), IL BAGATTO ( I ), EL MAGO (E), THE MAGICIAN, THE JUGGLER (ING).

Letra: A; Numeral: Um; Princípio Masculino; Yang; Letra Hebraica: Aleph; Significado: Boi, Arado; Planeta: Netuno.

Significado Tradicional Oculto:
Vontade, Criatividade, Espontaneidade, Imaginação, Confiança Pessoal, Originalidade, Capacidade de Decisão, Auto Controle, Auto Realização, Maestria, Força, Concentração.

Significado Invertido:

Insegurança, Atraso Pessoal, Falta de Imaginação, Desperdício de Energia, Irresponsabilidade, O Ofuscador, O Mau Uso do Poder, Hybris, Charlatanismo, Magia Negra. 

II – A PAPISA ( A SUMO SACERDOTISA, A PORTA DO SANTUÁRIO ).

LA PAPESSE(F), LA PAPESSA( I), LA SACERDOTISA(E), THE PRIESTESS, JUNON(ING).

Letra: B; Numeral: Dois; Princípio Feminino; Yin; Letra Hebraica: Beth; Significado: Casa, Tabernáculo; Lua.

Significado Tradicional Oculto:

Ciência, Sabedoria, Conhecimento, Compreensão, Inteligência, Prudência, Consciência das Responsabilidades, Esclarecimento, Carta de Proteção, Boa Intuição, Felicidade, Fantasia, Forças Auxiliadoras do Inconsciente. 

Significado Invertido:

Egoísmo, Estupidez, Irresponsabilidade, Ignorância, Superficialidade, Alucinação, Loucura, Fuga da Realidade, Temperamento Instável, Indecisão, Dúvida, Falsidade, Medo da Vida.

III – A IMPERATRIZ ( ÍSIS – URÂNIA )

L`IMPÉRATRICE(F), L`IMPÉRATRICE( I ), LA IMPERATRIZ(E), THE EMPRESS(ING).

Letra: G; Numeral: Três; Princípios Masc./Fem.; Yang/ Yin; Letra Hebraica: Ghimel; Significado: Camelo; Planeta: Vênus.

Significado Tradicional Oculto:

Fertilidade, Ação, União da Ciência com a Vontade, Lealdade, Camaradagem, Discrição, Prudência em Negócios, Vivo Interesse pelo Cotidiano, Parente do Sexo Feminino como a Mãe, a Irmã, a Esposa, a Filha, Uma Mulher de Negócios.

Significado Invertido:

Insensibilidade, Preguiça, Angústia, Perda, Hesitação, Infelicidade no Amor, Saúde Fraca, Falta de Energia, Insensatez, Mãe Terrível e Devoradora, Madrasta, Kali, esposa de Shiva, Medusa, Arbritariedade, Caos, “Femme Fatale”.
IIII – O IMPERADOR ( A PEDRA CÚBICA, A REALIDADE TERRENA )
L`IMPEREUR(F), L`IMPERATORE( I ), EL EMPERADOR(E), THE EMPEROR(ING).

Letra: D; Numeral: Quatro; Princípio Masculino; Yang; Letra Hebraica: Daleth; Significado: Porta; Planeta: Jupiter.

Significado Tradicional Oculto:

Realização Material, Poder, Força, Sabedoria no Conhecimento da Matéria, Capacidade de Chefia, Estabilidade, Entrada, Concretização, Fama, Habilidades Práticas, Criação de Ordem.

Significado Invertido:

Impotência, Indolência Doentia, Falta de Objetivos, Falta de Persistência e Ação, Pessoa Imatura, Pai Cruel, Severo, Cronos, Ambição Pessoal, Falta de Intuição, Racional como Prisão, Regime Desumano, Autoritarismo.

V – O PAPA ( O HIEROFANTE, O SUMO SACERDOTE, O MESTRE DOS ARCANOS, A QUINTESSÊNCIA ).
LE PAPE(F), IL PAPA( I ), EL SUMO SACERDOTE(E), THE HIGH PRIEST, JUPITER, THE HIEROPHANT, THE POPE(ING).

Letra: H; Numeral: Cinco; Princípio Masculino; Yang; Letra Hebraica: He; Significado: Janela; Planeta: Marte. 

Significado Tradicional Oculto:

Carta de Proteção, Piedade, Benevolência, Humanidade, Amabilidade, Dedicação, Perdão, Compaixão, Pensamento Religioso Pessoal, Homem Pronto a Ajudar o Pecador, Escolha Interior Entre o Bem e o Mal.

Significado Invertido:

Impotência Espiritual, Desordem, Incompatibilidade com o Mundo, Problemas com Saúde, Indecisão, Negligência, Arrogância Esotérica, Propagandista dos Próprios Pontos de Vista, Fariseu, Hipócrita, Fingido, Intolerância, Presunção.

VI – O NAMORADO ( OS DOIS CAMINHOS, OS AMANTES, A DECISÃO )
L`AMOUREUX(F), GIL AMANTI ( I ), LOS ENAMORADOS(E), THE LOVERS(ING).

Letras: W / V; Numeral: Seis; Letra Hebraica: Vau; Significado: Prego, Gancho; Lua.
Significado Tradicional Oculto:

Prova, Juízo, Sábia Disposição, Amor, Beleza, Idealismo, Amor Sincero, Luta Interior entre as Paixões (Vïcios) e a Consciência ( Razão). Disposta no Passado, Nostalgia de Um Amor Perdido. Disposta no Futuro, Casamento à Vista, Novos Relacionamentos.

Significado Invertido:

Escolha Errada, Renúncia às Relações Humanas, Indiferença aos que o Rodeiam, Amor Destrutivo, Ódio, Ciúme Doentio, Tarefa Auto Imposta, Fraqueza para Tomar Decisões, Relutância, Pessimismo, Má Saúde, Vício, Infidelidade.
VII – O CARRO ( O CARRO DE OSÍRIS, A CARRUAGEM )
LE CHARIOT(F), IL CARRO( I ), EL CARRO(E), THE CHARIOT(ING.)

Letra: S / Ds; Numeral: Sete; Letra Hebraica: Dsain; Significado: Arma, Espada; Sol.

Significado Tradicional Oculto:

Triunfo, Vitória da Justiça e do Bom Critério, Viagem, Providência, Auxilio, Controle Exterior. Más Notícias, Inimizade, Golpes do Destino, Dificuldades, Uma Fuga. Consultante Superficial Pensa Demasiado no Êxito (A Persona).

Significado Invertido:

Renúncia, Planos Frustrados, Recusa da Realidade, Desespero, Megalomania, Fracasso, Vangloriar-se, Falta de Consideração, Leviandade.

VIII – A JUSTIÇA (A BALANÇA E A ESPADA, HARMONIA DOS OPOSTOS).
LA JUSTICE(F), LA GIUSTIZIA( I ), LA JUSTICIA(E), JUSTICE(ING).

Letra: CH; Numeral: Oito; Letra Hebraica: Cheth; Significado: Cerca, Campo de Cultivo, Semente.

Significado Tradicional Oculto:

Equilíbrio, Justiça, Eqüidade, Retidão, Plenitude, Virtude, Honra, Virgindade, Pessoa Forte capaz de evitar o Mal e fazer o Bem, Pessoa que merece nossa Confiança. Desistência de Velhos Hábitos.

Significado Invertido:

Severidade, Intolerância, Mania de Ter sempre Razão, Desrespeito a Lei, Prepotência, Deslealdade, Impaciência, Justiça Pessoal, Preconceito, Injustiça, Brutalidade, Desonestidade.

IX – O EREMITA (O HERMITÃO, A LAMPADA OCULTA)
L`ERMITE(F), L`EREMITA( I ), EL ERMITAÑO(E), THE ERMIT(ING).

Letras: TH; Numeral: Nove; Letra Hebraica: Theth; Significado: Serpente; Astro: Sol.

Significado Tradicional Oculto:

Prudência, Proteção, Sabedoria, Circunspecção, Vigilância, Meditação, Guia Espiritual Humano ou Psíquico. Isolamento em relação a outras pessoas. Falta de Comunicação, Vazio, Solidão, Recalque dos Sentimentos.



Significado Invertido:

Falta de Consideração, Agir Impaciente e Insensato, Imaturidade, Indiscrição, Pressa. Falta de Confiança nas Pessoas que o rodeiam.

X – A RODA DA FORTUNA ( A ESFINGE )
LA ROUE DE FORTUNE(F), ROTA DI FORTUNA( I ), LA RUEDA DE LA FORTUNA(E), WHEEL OF FORTUNE (ING).
Letra: J; Numeral: Dez; Letra Hebraica: Jod; Significado: Mão; Planeta: Mercúrio.

Significado Tradicional Oculto:

Fortuna Boa ou Má, Roda do Destino, Fé, Êxito, Elevação, Ascenção, Supremacia, Poder. Bons Resultados na Solução de um Problema. Acontecimento Inesperado. Modifica o Significado da Carta Próxima.

Significado Invertido:

Agravamento da Situação, Desgraça, Golpe do Destino, Fracasso ou Infelicidade do Consultante. Fatalismo, Resignação, Mudança para Pior. Ser Extraditado. Não Conseguir Intervir nos Acontecimentos.

XI – A FORÇA (O LEÃO DOMADO)
LA FORCE(F), LA FORZA( I ), LA FUERZA(E), STRENGTH, FORTITUDE(ING)

Letra: K; Numeral: Onze; Letra Hebraica: Kaph; Significado: Palma da Mão; Planeta: Saturno.


Significado Tradicional Oculto:

Força, Energia, Trabalho, Ação, Vitalidade, Capacidade de Resistência, Força Moral, Confiança. Vitória sobre o Mal. Força Racional e/ou Espiritual. Domínio de uma nova 
Força. Conseguir entender Algo. Força Física, Saúde, Virilidade.

Significado Invertido:

Fraqueza, Mesquinhez, Mau Uso da Força, Indiferença, Impotência, Falta de Coragem para Enfrentar a Vida. Tormento Interior. Sede de Poder, Ambição Desmedida, o Lado Perturbador da Força. Auto Valorização Ilimitada. O Burguês Faminto de Sensação. O Contador de Vantagens.

XII – O ENFORCADO ( O SACRIFÍCIO, O PENDURADO ).

Letra L; Numeral: Doze; Letra Hebraica: Lamed; Significado: Aguilhão; Astro: Lua.


Significado Tradicional Oculto: 

Expiação, Sacrifício, Martírio, Renascimento, Reanimação, Princípio, Recomeço. Iniciação, Abertura Espiritual, Paz Interior. Passividade, Apatia, Renúncia, Imobilismo. Queda de Posição, Perda de Dinheiro. Castigo Divino, Morte Violenta.

Significado Invertido:

Preconceito, Ilusão, Resignação, Auto Renúncia. Falsa Profecia, Resistência contra a Espiritualidade. Arrogância, Medo, Esgotamento, Infidelidade.

XIII – A MORTE (O ESQUELETO E A GADANHA).
LA MORT (F), IL MORTE ( I ), LA MUERTE (E), DEATH (ING).

Letra M; Numeral: Treze; Letra Hebraica: Memm; Significado:Água; Planeta: Urano.

Significado Tradicional Oculto:

Transformação, Morte, Destruição, Mudança, Começo de Vida Nova, Fim de uma Fase ou Sentimento. Doença, Perda, Ruptura, Desgraça. Medo da Morte. Perturbação com Mudança Próxima. Desistir de Hábitos.


Significado Invertido:

Recuperação de Choque ou Doença. Inércia, Estagnação, Sono, Letargia, Tédio, Vida Aborrecida, Depressão, Medo, Pânico. Fingir-se de Morto. Apego aos Velhos Hábitos.

XIV – A TEMPERANÇA (AS DUAS URNAS)
LA TEMPÉRANCE(F), LA TEMPERANZA( I ), LA TEMPLANZA(E), TEMPERANCE(ING)

Letra: N; Numeral: Quatorze; Letra Hebraica: Nun; Significado: Peixe; Astro: Sol.

Significado Tradicional Oculto:


Combinação, Metamorfose, Mutação, Mudanças. Paciência, Juízo, Diplomacia, Equilíbrio, Harmonia, Amor, Moderação. Modéstia, Autocontrole, Auto-suficiência, Futuro Feliz. Bondade e Amabilidade em Demasia. Tudo na Medida Certa e com Objetivo. 

Significado Invertido:

Condições Precárias. Advertência contra Abusos. Acessos Temperamentais, Desequilíbrio. Hostilidade, Conflito de Interesses Pessoais, Esterilidade, Desejos Insatisfeitos, Frustração. Incapacidade para Trabalho em Grupo.

XV – O DIABO (TÍFON, O ADVERSÁRIO).
LE DIABLE(F), IL DIAVOLO( I ), EL DIABLO(E), THE DEVIL(ING).

Letra: S; Numeral: Quinze; Letra Hebraica: Samech; Significado: Suporte, Esteio; Planeta: Saturno.

Significado Tradicional Oculto:

Força Maior, Destino, Fatalidade Boa ou Má. Magia Negra, Mistério, Atrações Secretas. Ascensão de Forças Malignas. Forças do “Self”, Perturbadoras, Auto Destruição. Más Influências Exteriores, Violência. Materialismo, Superficialidade, Servidão, Subordinação, Ficar Preso às Paixões.


Significado Invertido:

Perfeição, Esclarecimento, O Medo de Si Mesmo é Vencido, Fim da Servidão, Cura. Início da Compreensão Espiritual. Irradiação Magnética. Demônios são Portadores de Luz. Romper Ligações. Sair de Enrascadas. Recusa de Valores Materiais. Tomar Sentido de Coisas Superiores.

XVI – A CASA DE DEUS (A TORRE FULMINADA, A TORRE)

LE MAISON DIEU(F), LA TORRE( I ), LA TORRE(E), THE TOWER, THE LIGHTNING STRUCK TOWER, THE TOWER OF DESTRUCTION (ING).

Letra: Gh; Numeral: Dezesseis; Letra Hebraica: Ain; Significado: Olho; Planeta: Jupiter.

Significado Tradicional Oculto:

Ruína, Destruição, Queda, Acidentes, Choques, Perturbações, Bancarrota. Acontecimento Repentino. Mudança Completa da Maneira de Viver. Perda de Segurança, Amor, ou Confiança. Encarceramento Espiritual Duradouro. Descuido, Insensatez. Ruptura Total com as Relações e Tradições Antigas. Perda de Amizades. Anúncio de Novos Tempos.


Significado Invertido:

Libertação dos Endurecimentos. Acontecimento Iluminador e Bem Sucedido. Libertação da Alma Aprisionada nos Muros da Matéria. Súbito Conhecimento.
Modificação Traumática. Separação Repentina. Vida Aborrecida, Monotonia. Incapacidade do Consultante em Dar Novo Impulso a sua Vida. Situação Má ou Desagradável de que o Consultante Não Pode se Libertar.

XVII – A ESTRELA (A ESTRELA DOS MAGOS)
L’ÉTOILE(F), LE STELLE( I ), LA ESTRELLA(E), THE STAR(ING).

Letra: P; Numeral: Dezesete; Letra Hebraica: Pe; Significado: Boca; Planeta: Mercúrio.

Significado Tradicional Oculto:

Esperança, Fé, Amor, Compreensão. Otimismo, Satisfação, Prazer. Influência, Ascendência. Recompensa dos Esforços Realizados. Confiança no Destino. Profunda Obstinação. Influências Astrais Relativas ao Momento do Nascimento. 

Significado Invertido:

Fogo-fátuo, Estrela do Azar. Viver no Futuro e Não no Presente. Dúvida, Pessimismo, Estreiteza de Visão. Azar no Amor. Doenças. Esperanças Não Realizadas, Desilusões, Grande Inquietação Interior e Exterior. Relações Sem Interesse.

XVIII – A LUA( O CREPÚSCULO ).
LA LUNE(F), LA LUNA( I ), LA LUNA(E), THE MOON (ING).

Letras: Z / Ts; Numeral: Dezoito; Letra Hebraica: Tsade; Significado: Anzol; Planeta: Venus.

Significado Tradicional Oculto:

Trevas, Temores, Sortilégios, Enfeitiçamentos Noturnos, Forças Anímicas Intrigantes. Fantasia Vívida, Sonhos. O Caos, a Força Destruidora. Manha, Deslealdade, Astúcia, Traição, Inimigos Desconhecidos. Introspeção, o Lunático, Alucinações. A Lua Desperta a Estranha Natureza Animal.

Significado Invertido:

Romantismo, Saudade, Desilusão Amorosa. Tentações, Perigos. Distúrbio Mental. Influências Nefastas. Penumbra.

XIX – O SOL ( A LUZ RESPLANDECENTE )
LE SOLEIL(F), IL SOLE( I ), EL SOL(E), THE SUN (ING).

Letra: K; Numeral: Dezenove; Letra Hebraica: Koph; Significado: Nuca; Planeta: Júpiter.

Significado Tradicional Oculto:

Luz, Calor, Amor, Alegria, Êxito, Vitalidade, Crescimento, Desembaraço, Realização, Fama, Sucesso Exterior. Desvendamento, Percebimento, Iluminação. Felicidade Terrena. Casamento Feliz. Expectativa de Um Bom Amigo.

Significado Invertido:

Ofuscar, Chamuscar, Ressecar ( Deus Seth – O Sol do Deserto ). Egocentrismo, Exibicionismo, Egoísmo. Grandes Perdas, Renúncia a Planos. Fracasso, Infelicidade. Alegria Fingida. Violência.
XX – O JULGAMENTO (A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, O JUÍZO FINAL)
LE JUGEMENT(F), L’ANGELO( I ), EL JUICIO(E), THE LAST JUDGEMENT (ING).

Letra: R; Numeral: Vinte; Letra Hebraica: Resch; Significado: Cabeça; Planeta; Saturno.

Significado Tradicional Oculto:

Renascimento, Despertamento, Renovação, Ressurreição, Cura. Mudança Interior Significativa  Promete o Êxito para Aqueles que são Leais e Abertos Consigo Mesmo. Capacidades Ocultas. Surpresa, Descoberta. Maneira de Viver Causa Sofrimento a Outras Pessoas. Prestar Contas da Vida. Brilho.

Significado Invertido:

Medo da Morte, da Prisão, da Condenação. Uma Vida Confusa, Sem Luz e Clareza. Medo do Desconhecido. Medo de Mudanças, Hesitação. Ficar Preso na Realidade Material. Afastamento, Separação, Esquecimento.
XXI – O MUNDO (A COROA DOS MAGOS)
LE MONDE (F), IL MONDO ( I ), EL MUNDO (E), THE UNIVERSE ( ING.)

Letra: Z, S, Sch; Numeral: Vinte Um; Letra Hebraica: Schin/ Zin; Significado: Dente; Astro: Sol.

Significado Tradicional Oculto:

A Recompensa, A Totalidade, Representa a Pessoa que Consulta, Êxito, Satisfação, Felicidade, Riqueza, Harmonia Físico - Espiritual, Inteligência Prática, Mudança. Realização, Conclusão, O Resultado Final de Todos os Nossos Esforços. Síntese do Tarot e Resumo de Todos os Arcanos. A Perfeição do Homem diante das Coisas da Natureza.

Significado Invertido:

Imperfeição, Angústia, Desilusão, Incapacidade para Realizar Planos na Prática. Leviandade, Atividade Frenética, Estar Preso à Matéria, Imobilidade, Estagnação. 

0 – O LOUCO ( O CROCODILO, O BOBO).
LE FOU, LE MAT (F), EL MATTO ( I ), EL LOCO (E), THE FOOLISH MAN, THE JOKER (ING.)

Letra: T, Th; Numeral: Zero* ; Letra Hebraica: Tau; Significado: Cruz; Planeta: Terra.

Significado Tradicional Oculto:

Loucura, Expiação, Inconsciência, Aberração, Perturbação, Desvio, Superficialidade, Frivolidade, Insensatez, Paixão, Imprevisibilidade. Falta de Disciplina. A Escolha Intuitiva Acertada. Novo Impulso Potencial Criativo. O Bobo que Há Dentro de Nós.

Significado Invertido:

O Caos, Infantilidade, Imaturidade, Irresponsabilidade, Imprudência, Malogro, Preguiça. Falta de Alegria. Escolha Errada de Pessoa ou Orientação. Trocar de Identidade. Abuso de Drogas. Incapacidade de Manter Relacionamentos com os Outros.

*Obs. No caso de adição esta carta deve ser considerada como 22.


Nenhum comentário:

Postar um comentário